Jornal da Madeira / Cultura / 2011-11-26
Ilha acolhe palestra com Sara André
A directora da Fundação da Juventude foi a oradora, ontem, numa conferência subordinada ao tema “Juventude e o Desenvolvimento Local”, que decorreu no âmbito da 17.ª Semana Cultural da Ilha.
Ao JM, Sara André referiu que este é um assunto «extremamente importante nos tempos que correm, até porque as várias localidades, especialmente aquelas mais ruralizantes, têm a necessidade de fixar os seus jovens à terra. E eles – jovens - têm um papel fundamental na própria sobrevivência daquelas localidades. A Ilha é um caso exemplar, relativamente a essa questão, uma vez que é um sítio muito pequeno, com poucas oportunidades de emprego e que, com certeza, tenta a todo o custo que os seus jovens permaneçam na localidade».
Dessa forma, a responsável pela Fundação da Juventude defendeu que, nesta altura de crise, «é necessário haver muita determinação e objectividade, e também que as pessoas sejam muito empreendedoras, já que o emprego em si pode ser criado pelos próprios jovens».
Sara André referiu acreditar ainda que «mesmo numa localidade tão pequena como a Ilha, é perfeitamente possível arranjar formas de criação do próprio emprego. E nesse sentido, os jovens, a concretizar estas oportunidades, acabam por ser o garante da sobrevivência desses mesmos sítios».
A oradora abordou ainda os vários apoios disponíveis para os jovens, «no desenvolvimento de temáticas ligadas ao desenvolvimento pessoal e social, e que podem ser desenvolvidos com financiamentos comunitários, inclusivamente a 100%, em toda a Região».
Sofia Lacerda
Sem comentários:
Enviar um comentário