sexta-feira, 24 de junho de 2011

JM- Conferencia de Imprensa- PSD M- Comissão Saúde

Jornal da Madeira / Região / 2011-06-23






Com mandato marcado por “forte acção reformista e inovadora” na saúde, segundo o PSD - Madeira
Madeira mais autónoma

A Madeira está a ser cada mais autónoma na prestação dos serviços de Saúde. Esta é nota evidenciada ontem pelo Grupo Parlamentar do PSD, que fez um balanço positivo das melhorias introduzidas neste mandato do Governo Regional, que Rafaela Fernandes diz ter sido marcado por “uma forte acção reformista e inovadora”.


A deputada do PSD-Madeira, Rafaela Fernandes, disse ontem que a Região está a conseguir ser cada vez mais autónoma nos cuidados ao nível da Saúde fruto de políticas anteriormente desenvolvidas e de outras que decorreram e ainda decorrem neste mandato do PSD. Um mandato que diz ter sido marcado por “uma forte acção reformista e inovadora”. Reformista em termos de gestão e de administração e inovadora do ponto de vista da “melhoria na prestação dos cuidados de saúde”.
Na conferência de imprensa realizada pelo grupo parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira, na qual estiveram presentes os quatro deputados do PSD-M que integram a Comissão de Assuntos Sociais e Saúde, o propósito foi o de destacar a área da saúde, fruto do trabalho interno desenvolvido no âmbito da Comissão.
Por isso mesmo, a deputada Rafaela Fernandes falou de algumas medidas implementadas pelo SESARAM. Foi nesse âmbito que falou de vertentes como o início da radioterapia na Região, que veio permitir fazer esses tratamentos na Madeira; do início da radio-cirurgia e da melhoria dos serviços de urgência, com a introdução das vias verdes. Neste último caso, a parlamentar sublinhou o exemplo da Sepsis, por ter permitido a redução de 10% em termos de mortalidade dos doentes com esta doença.
Acentuou ainda a introdução das vias verdes do trauma e das doenças cardio-vasculares.
A nível de instalações, chamou à atenção para a melhoria, entre outros, para os serviços de pediatria e de gastroenterologia.
Falou ainda da entrada em funcionamento de mais uma unidade de hemodinâmica, fazendo com que passem a existir duas na RAM.
Posteriormente sublinhou a questão das mudanças na Saúde, que, tal como quaisquer outras, têm sempre resistências. No entanto, no caso concreto da Saúde na Madeira diz que se assistiu mais a despiques entre parceiros sociais.
No meio destas reformas, a parlamentar avançou que o Conselho Consultivo do hospital passou a reunir-se.
Uma nota final para Rafaela Fernandes acentuar que, perante a melhoria de serviços que apontou o número de reclamações no Hospital dr. Nélio Mendonça “tem reduzido drasticamente”.
Paulo Alexandre Camacho

Sem comentários:

Enviar um comentário