segunda-feira, 7 de novembro de 2011

JM-Grupo de cidadãos plantou flores no bairro da Nazaré- Fundação da Juventude

Jornal da Madeira / Região / 2011-11-05


Paulo Atouguia agradece até porque o governo não tem capacidade financeira para fazer tudo
Grupo de cidadãos plantou flores no bairro da Nazaré

O presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) esteve, ontem, na primeira iniciativa de voluntariado empresarial do País, organizada pelo GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), em parceria com a Fundação da Juventude, na Madeira, a qual decorreu no Bairro da Nazaré e teve por objectivo a recuperação de um espaço de jardim.
Paulo Atougia, conforme reconheceu, não podia deixar de elogiar este tipo de iniciativas que é capaz de incentivar e motivar outro tipo de actividades e, sobretudo, os moradores do bairro para perceberem que se há pessoas de fora que perdem um dia de trabalho para ajudar os outros, eles próprios possam perceber que o Governo «não tem capacidade para afectar grandes recursos financeiros à recuperação dos bairros».
Ocasião que Paulo Atouguia aproveitou para relembrar que está prevista para aquele espaço uma grande recuperação avaliada em 1 milhão e 500 mil euros.
Aquele bairro tem 14 espaços autónomos, em 9 dos quais, a IHM vai intervir, conforme sublinhou. A intervenção, já publicamente anunciada, tem concurso adjudicado. Até final deste mês, os trabalhos deverão estar no terreno, o que significa a constituição de hortas urbanas, um pequeno polidesportivo, o aumento das áreas de estacionamento, o realinhamento de alguns espaços de circulação, a criação de três parques infantis. Trata-se «de uma intervenção muito profunda que, esperamos nós, a população vai apreciar». Questionado pelo nosso jornal a propósito de intervenções noutros bairros, Paulo Atouguia lembrou a obra também agendada para o Bairro da Palmeira, em Câmara de Lobos, com a renovação total exterior dos blocos. «É no bairro da Nazaré e no bairro da Palmeira que as intervenções estão em fase de concurso e de início da obra.

Jovens do bairro serão responsáveis pela manutenção

Joaquim Caetano, representante do grupo interveniente na recuperação, explicou ao JM que na iniciativa que ontem decorreu no Bairro da Nazaré envolveu 15 pessoas ligadas ao voluntariado empresarial, através do GRACE. Estes voluntários empresariais integram fundações Montepio, Galp e Pousadas de Portugal e tiveram o apoio de dez jovens moradores no bairro e que fazem parte do projecto Reinventa, do Programa Escolhas. Estes jovens serão responsáveis, no futuro, pela manutenção do espaço. A escolha do bairro surgiu através da Fundação da Juventude. Já participaram nas acções de voluntariado empresarial cerca de mil e 891 pessoas. As acções beneficiaram 11 mil e 460 cidadãos.




Carla Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário