sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JM- Mestrados para licenciados pré-bolonha

Jornal da Madeira / Região / 2011-02-24


Associação de Antigos Alunos reuniu com o reitor e obteve garantias
Processo justo simplifica mestrados



Os antigos alunos universitários que não foram abrangidos pelo processo de Bolonha vão agora poder candidatar-se ao grau de mestre de duas formas. A novidade foi ontem avançada por Sara André, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Universidade da Madeira, após um encontro com o reitor da instituição, que disse já ter dado instruções aos colégios das várias áreas específicas para a nova realidade.
A primeira forma, dirigida essencialmente aos que trabalham há mais de cinco anos, passa pelo desenvolvimento de um relatório de desempenho profissional que, depois, será submetido à apreciação da Universidade e alvo de uma apresentação pública para avaliação e atribuição, ou não, do grau. Por precaução, poderá ainda haver um acompanhamento por parte da UMa no desenvolvimento deste relatório.
Para os que não têm a experiência profissional atrás referida, terão que se submeter ao desenvolvimento de um trabalho científico de uma tese que também será sujeita a apresentação pública. No entanto, poderá haver a obrigatoriedade de fazer algumas cadeiras. «Se se verificar essa necessidade, estamos a falar de três cadeiras num semestre e, logo depois, a sujeição desta tese para apreciação», explicou Sara André, para quem ambos os processos são «muito simples», tendo em conta algumas práticas por parte de universidades nacionais, em que obrigavam os antigos alunos a um processo de mestrado no antigo figurino, de cerca de dois anos. «A UMa caminhou na simplificação destes processos» salientou.
Com os colégios, falta agora acertar algumas nuances relativas à frequência e à obtenção das cadeiras, assim como em que medida será feito o acompanhamento ao relatório profissional. Quanto ao valor das propinas, serão exactamente idênticas às dos alunos que, actualmente, frequentam as licenciaturas.




Celso Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário