quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Pai Natal, o médico e o WikiLeaks

O Pai Natal, o médico e o WikiLeaks

Começo com uma declaração de interesses: Embora neste momento seja deputada, que não é profissão, acima de tudo, sou professora e funcionária de uma instituição particular apartidária, conheço o Pai Natal desde os meus 4 anos de idade e até conheço alguns médicos.

Porque não sou de intrigas, limito-me a transcrever dois telegramas que caíram no meu e-mail, via WikiLeaks! Devem ser da mesma fonte de outros que por aqui passaram. Não sei…. Mas a semelhança é extraordinária!!!!!!

1º TELEGRAMA: "Querido Pai Natal - Desde pequenino, sempre tive dentro de mim um sonho lindo. Ser Médico! Salvar vidas, tirar a dor a quem sofre, consular o meu semelhante. Vestido de branco, imaculado e sereno, eu era a radiosa esperança para todos os doentes da minha Ilha.

Mas o destino avisou-me que para alcançar tamanha ambição teria que estudar muito e que mesmo assim, talvez não conseguisse lá chegar. Pensei melhor e …. consegui!

Mas apesar de ter uma casa com piscina, um carro cintilante e convites para viagens ao estrangeiro, formações, refeições de borla como todos os outros Médicos têm, verifiquei que nada disto é suficiente. Preciso de uma atenção maior.Preciso das "luzes" da comunicação social.

Ser politico é que é, mas o problema é que ninguém me liga, e ninguém me convida para nada. Porque para ser Politico tenho de ir para um partido e dar a cara. E assim se desfez esse meu sonho lindo. Mas ficou dentro de mim uma malvada frustração que descontrola a minha língua e deixa à solta uma tremenda inveja contra quem, um dia, conseguiu ser político a sério.
Aquela pose de tipos e meninas importantes …. IRRITA-ME!

Por isso Pai Natal, quero que me arranjes um TACHO sem ter que me maçar muito. È que já estou velhinho e as responsabilidade todas de um médico já me aborrecem. Aturar o povinho é uma chatice e agora que querem ,no serviço publico, fazer os médicos cumprir horários e serem mais humanos com os doentes….mas onde é que já chegamos????….sem falar, de quererem que deixe-mos de receber, no horário das consultas, os nossos amigos dos laboratórios , que nos vêem convidar para as viagens, almoçaradas e jantaradas.

Há médicos políticos, porque é que eu também não posso ser???
E vê se te despachas com a prenda de Natal, que a vida não está fácil."
Um abraço
(o nome foi apagado)

2º TELEGRAMA : Resposta do Pai Natal) - "Olá meu filho…. Tacho, tacho é difícil porque isso todos querem ! São muitos cães a um osso.

Até me comovi com o teu sonho lindo de queres ser político!

Mas cuidado, temos que ter essas Senhoras e Cavalheiros debaixo de olho. São perigosos! Há deles que até são gajas e gajos honestos e não vão em cantigas. Impossíveis de subornar, até vão fazendo umas coisas úteis e de defesa dos interesses da população. Resistem a pressões ,e estão a marimbar-se para interesses cooperativos. Sem papas na língua, vão denunciando e dizendo aquilo que toda a gente pensa e tem medo de dizer em voz alta. Com tanto poder sobre a nossa frágil condição humana não admira aquela pose de tipos importantes. É que nesses momentos difíceis …… eles e elas são mesmo os mais importantes!

Ainda bem que este telegrama está protegido por uma alta confidencialidade, pois se os políticos sabem que eu tive este desabafo, ainda se convencem que podem mandar mais do que o Pai Natal!

Mas vamos ao que interessa. Tenho aqui uma proposta que te vai agradar. Serás um político apolítico. Começa a escrever umas coisas nos meios de comunicação social. De preferência escolhe um alvo a abater. Olha tenho uma ideia . Ataca uma deputada que seja do sistema político do poder porque assim pareces isento na tua opinião. Sabes que não podes a desmentir, sobre o que ela disse sobre alguns dos teus colegas que tem sido maus profissionais. Mas também não o precisas de o fazer. Só tens de dizer que ela por ser deputada, tem é de estar caladinha. E se ela é do PSD, tanto melhor. Como sabes, agora caiu na moda dizer mal de todas as pessoas do PSD, independentemente das suas condutas.

Eu sei, eu sei, estás preocupado porque a dita Senhora Deputada até tem alternativa fora da politica, até porque estudou e nunca parou de o fazer, não tem interesses obscuros e por isso sempre teve liberdade de opinião, tendo inclusivamente no passado criticado a sua própria classe politica publicamente. E até na sua acção cívica extra-politica faz uns projectos importantes junto dos mais desfavorecidos.

È chato, até porque tirando o vosso curso inicial todas as formações que têm, complementares e de reciclagem são financiadas pelos laboratórios, enquanto todos os outros profissionais tem de pagar do seu próprio bolso. Mas como dizem os médicos.... só tens de responder… Tens inveja?????estudasssesssss

Não te preocupes com nada disso. Ninguém olha a isso. E a maior parte nem quer saber. O Pessoal quer é sangue na praça.

Fica lá quietinho como médico, e ao mesmo tempo vais mandando umas tiradas cá para fora. Lembra-te, que vocês ate dizem mal uns dos outros, mas se alguém de fora da classe o faz, todos se unem e “cai o Carmo e Trindade”. È raro alguém reclamar dos vossos serviços no publico, a não ser que seja algo muito grave, porque coitado do Zé povinho, sem dinheiro, têm é de comer e calar. Há falta de médicos, porque durante anos não aumentaram as vagas nas faculdades de medicina, por isso torna-se difícil para os gestores públicos dispensarem até os maus profissionais…. Não te preocupes…nisso os médicos têm tudo controlado.

Por isso já sabes , tens que falar mal dos políticos. Esses cavalheiros têm demasiado poder e o que mais me preocupa, é que quem dá esse enorme poder a esses senhores e senhoras, e não sou eu …….. é a população! E no caso do PSD, é só a maioria dos eleitores madeirenses.

Um abraço do Pai Natal "

Sem comentários:

Enviar um comentário