quinta-feira, 5 de maio de 2011

Opinião DN 05/03/2011 -Se não é um Governo Social, chamar-lhe o quê?

Sara André- Opinião

Se não é um Governo Social, chamar-lhe o quê?
Como ponto prévio, considero que, por mais que se faça, nunca será o suficiente para erradicar todos os problemas sociais. Aliás, não há País nenhum no Mundo que o tenha conseguido fazer. Mas o importante é não desistir, e fazer sempre mais e melhor.
No Parlamento Regional tivemos em discussão uma moção de censura contra o Governo Regional, assente, essencialmente, na ideia que não existem medidas sociais na Madeira que combatam efectivamente os problemas sociais.
Se é verdade que o Governo Regional recusa a ideia dos subsídios, ainda mais quando se destinam a colmatar falhas das políticas e promessas do actual Governo da República Socialista, como foi o caso, por exemplo, da equiparação das reformas mais baixas ao salário mínimo nacional, a verdade é que a obra social regional não tem paralelo em qualquer outra zona do País. Não tenhamos dúvidas que, contabilizados os apoios, estes representam muito mais, até em termos financeiros, para os beneficiários do que os subsídios que a oposição, à força, quer aprovar.
Para concretizar o que atrás foi dito, passo a elencar alguns exemplos de medidas sociais:
- Implementação da Estratégia para a Infância e Adolescência e dos Planos Regionais de Acção Social, Gerontológico, das Pessoas Sem Abrigo e Contra a Violência Doméstica; criação de equipas de rua para apoio às crianças de rua; reforço técnico aos lares de infância e juventude; qualificação das famílias de acolhimento; criação de centros de acolhimento e unidade de transição para crianças e jovens; rede de centros Comunitários espalhados por toda a ilha; criação do Centro de Apoio à Vida; Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados (que já beneficiou 11.564 utentes); gratuitidade dos medicamentos aos idosos mais carenciados; isenção de taxas moderadoras nas unidades de saúde (ao contrário do que acontece no Continente, onde todos pagam); reforço e alargamento do horário da ajuda domiciliária; apoio financeiro ao Cuidador dos mais idosos; construção de lares, etc, etc, etc,...
Se estas não são medidas de um Governo Social, elucidem-me, o que são?!
in Diário de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário