terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DN- AAUMa e MOVE







Movimento propõe-se trazer arte à cidade

Uma exposição no edifício da reitoria da UMa marca o início da actividade da MOVE. FOTO OCTÁVIO PASSOS/ASPRESS
 
Chama-se MOVE - Movimento de Vontade de Expressão, é composto por antigos alunos do Curso de Artes da Universidade da Madeira (UMa) e propõe-se intervir sob várias formas de expressão artística no centro da cidade do Funchal e, num horizonte mais amplo, em toda a Região.
A primeira iniciativa deste movimento, que nasceu em resposta ao repto lançado no início deste ano pela Associação de Antigos Alunos da UMa, é uma exposição colectiva que está patente no edifício da reitoria da UMa,  e que foi inaugurada ontem à tarde, num acto que teve a presença do reitor da universidade, Castanheira da Costa.
Trata-se de um conjunto de trabalhos de 12 artistas madeirenses, antigos estudantes da UMa, alguns deles cujos trabalhos já ultrapassaram as fronteiras da Madeira e do próprio país.
Uma das dinamizadoras da MOVE, Filipa Freitas, explica que o movimento pretende, através da arte, "trazer uma nova vida à cidade", admitindo que, no caso particular deste tipo de "intervenções artísticas efémeras", existe uma lacuna por preencher na Região.
A artista plástica madeirense adianta ainda que os objectivos do movimento não se cingem à esfera local, assumindo também o objectivo de promover um intercâmbio de experiências com outros artistas nacionais e estrangeiros, aproveitando o facto de alguns antigos alunos terem estado envolvidos no programa Erasmus.
Por seu lado, a presidente da Associação dos Antigos Alunos da UMa, Sara André, justifica o repto lançado a este grupo de artistas como uma forma de "recuperar o espírito" que os alunos das artes assumiram há alguns anos e do qual resultaram várias intervenções na cidade do Funchal, a mais importante, porventura, a cobertura de diversas estátuas. Uma maneira, também, de sensibilizar os actuais alunos de artes da universidade madeirense para que voltem a assumir este tipo de intervenções públicas.
Sara André explica que este é, igualmente, um contributo que aquela associação pretende dar à cultura madeirense, numa época em que, por influência da crise, sai severamente penalizada.
Resta dizer que esta exposição estará patente ao público até ao próximo dia 30 de Dezembro, no horário normal de expediente da universidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário