quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

receita- salada de melancia- JM



Jornal da Madeira / Região / 2010-08-20

Ao Fresco
Sara André

150 g de rúcula
2 fatias (médias) de melancia
1 queijo fresco pequeno
sal q.b.
azeite q.b.
pimenta preta q.b.
1 colher de sobremesa de mel
vinagre de maçã q.b.


A melancia é um dos frutos que combina bem neste tipo de saladas leves. Adocicada e suculenta ela dá um toque especial entre a verdura. A começar pela sua coloração avermelhada, e o efeito desta entre o verde da rúcula e os pequenos cubos de queijo fresco.
Mas, além dessa vertente mais decorativa, que resulta numa combinação de cores interessante, a melancia é também um fruto com reconhecidas qualidades, entre as quais se destaca o baixo valor calórico. Mas, por outro lado, é muito rica em fósforo e ferro, vitaminas B e C, sendo também utilizada, muitas vezes, para tratamentos de beleza.
Numa breve pesquisa, verificamos que a melancia é também apontada como uma espécie de elixir da juventude, dado que lhe atribuem a qualidade de amenizar os sinais de envelhecimento, mas dizem que evita também a queda de cabelo, e faz bem à pele e ajuda a manter as unhas saudáveis.
Entre as muitas qualidades que lhe atribuem, destacamos ainda o papel que poderá desempenhar na eliminação do ácido úrico, ou no tratamento de casos de reumatismo, tensão alta e acidez do estômago, bem como problemas na garganta e na boca.
Reveladas algumas das suas qualidades, passemos à receita que lhe propomos. Primeiro, comece por lavar a rúcula e seque bem. Entretanto, prepare a melancia aos cubos, retirando-lhe, ao mesmo tempo, as sementes. Depois, corte também o queijo fresco em pequenos cubos. Junte tudo numa saladeira e tempere, com o mel, o sal, a pimenta preta, o azeite e o vinagre de maçã. E está pronto a servir.


Sara André, presidente da delegação da Madeira da Fundação da Juventude, aprecia, neste período de Verão, a salada de melancia. Um prato que diz apreciar, sobretudo, por ser fresco e leve, adjectivos que pesam na altura de pensar o que comer nesta altura de maior calor.

Sem comentários:

Enviar um comentário