quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

JM- Fundação da Juventude-projecto “Democracia, Participação e Empreendedorismo”






Jornal da Madeira / Região / 2010-12-27

Versão para impressão
Enviar este artigo


Presidente da delegação da Fundação da Juventude na Madeira satisfeita com os resultados obtidos
O projecto de sucesso envolveu perto de dois mil

O projecto “Democracia, Participação e Empreendedorismo” entrou na recta final com a última exposição que está a decorrer desde o dia 20 e que se prolonga até 30 de Dezembro na Delegação da Fundação da Juventude.
Sara André, presidente da delegação da Fundação da Juventude na Madeira, classifica este projecto como sendo de «enorme sucesso para a Madeira e Canárias». Conforme revelou, o projecto envolveu, «de forma directa, 23 jovens e, indirecta, cerca de dois mil jovens tendo em conta o vasto leque de actividades que foram levadas a cabo entre workshops, exposições e programas radiofónicos na Rádio do Jornal da Madeira».
O projecto “Democracia, Participação e Empreendedorismo”, de acordo com Sara Adré, foi «realizado no âmbito do programa Juventude em Acção, Acção 1.2 - Iniciativas dos Jovens, e teve início em Dezembro de 2009, terminando a 31 de Dezembro deste ano, com uma duração de treze meses».
A candidatura desta acção contemplou, segundo a presidente da delegação da Fundação da Juventude na Madeira, «um conjunto de iniciativas que se complementaram na exploração dos seguintes temas: 2009 Ano Europeu dedicado à Criatividade e Inovação, de 2010 Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social».
Ainda segundo Sara André, foram ainda abordadas «outras temáticas de interesse para os jovens e prioritárias no Programa Juventude, nomeadamente a participação na construção da cidadania e consciência europeia, preservação ambiental, cultura e costumes das regiões envolvidas também foram enquadradas. Pois quando desenvolvidas por jovens com menos oportunidades estes exploram dimensões complementares e de extrema importância para a sua construção enquanto indivíduos».
O projecto contou, tal como afirmou, «com um conjunto de actividades que começaram a ser desenvolvidas pelos jovens nas suas próprias regiões e que culminaram com um encontro cujo tema foi “Constrói o teu Futuro”, nos dias 19 e 20 de março de 2010 no Pestana Grand Hotel».

Exposição fotográfica sobre cada Região

No âmbito do encontro, disse, foi inaugurada uma exposição fotográfica com imagens dos costumes, tradições e ambiente da cada Região, fotografadas pelos 23 jovens, presidida por Miguel de Sousa, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. Realizaram-se, igualmente, «quatro workshops, dois que abordaram a temática da participação e democracia e consciência europeia, e outros dois desenvolvidos de acordo com a identificação feita pelos jovens participantes do sector do Turismo enquanto potencialidade empreendedora, como forma de combate ao desemprego, pobreza e exclusão social em que foram abordadas as realidades das duas Regiões».
A iniciativa contou ainda com um vasto conjunto de oradores que, na opinião de Sara André, enriqueceram a actividade, entre os quais destacamos o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, bem como o director Regional da Juventude, Jorge Carvalho, o eurodeputado madeirense Nuno Teixeira, entre outros convidados.
A par da exposição fotográfica, realizou-se ainda uma visita à Assembleia Legislativa da Madeira, um passeio pela ilha, onde puderam observar alguns costumes e tradições como também a flora e a fauna.




Marsílio Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário