quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

JM- Discussão do Orçamento na ALRAM 16-12-2010

Jornal da Madeira / Região / 2010-12-16

Versão para impressão
Enviar este artigo


PARLAMENTO
Assuntos sociais quer fundir serviços de ortopedia

O Secretário Regional dos Assuntos Sociais reconhece que a situação de vários de serviços na ortopedia do Centro Hospital do Funchal é sui generis. Não obstante deixou ontem bem claro que não descansa enquanto naõ fundir os três serviços num só, como fez com outros. Na apresentação da proposta de Orçamento e Plano para 2011, Francisco Jardim Ramos falou ainda que o Governo Regional está a trabalhar na busca de soluções para os pagamentos às farmácias e aos prestadores de serviços.


O secretário dos Assuntos Sociais disse ontem na apresentação das propostas da sua Secretaria para 2011 que entre o muito que se propõe concretizar está a fusão do serviço de ortopedia do Centro Hospital do Funchal, tal como já o fez com outros. Francisco Ramos falava na Assembleia Legislativa da Madeira, e sublinhou ser incompreensível que ainda existam a ortopedia A, B e C.
Na sua essência, revelou que a Secretaria Regional que lidera tem um orçamento e plano para o próximo ano de 340,1 milhões de euros, que representa um acréscimo de 5,3 por cento relativamente a 2010. Deste montante, 34,7 milhões destinam-se a investimentos.
Francisco Jardim Ramos acentuou que se trata de uma proposta de orçamento que traduz um esforço solidário e que expressa bem a sensibilidade social do Governo Regional da Madeira.
Em resposta a questões levantadas por alguns deputados no parlamento, o governante não se comprometeu com datas para o arranque do novo hospital, mas evidenciou que continuarão os trabalhos para adequar os hospitais existentes às necessidades.
Anunciou ainda que no próximo ano vão ser criadas mais 100 camas para a rede de cuidados contínuos. Falou ainda do propósito de conseguir ter os idosos mais próximos dos seus locais de residência.
No que toca às dívidas, o secretário regional reconheceu que constituem um problema que não agrada a ninguém.
Sublinhou que o Governo Regional tem uma grande preocupação com as pessoas e os empresários. Disse que estamos a atravessar uma conjuntura difícil, o que não invalidou que referisse que estão a ser procuradas soluções para os pagamentos às farmácias e aos prestadores de serviços.


Secretário não quer escolas como arma de arremesso
“Chega de usar as nossas escolas, os nossos professores e os nossos alunos como arma de arremesso político”. As palavras foram proferidas ontem pelo secrertário regional da Educação e Cultura, depois de evidenciar os bons indicadores no aproveitamento escolar na Região Autónoma da Madeira.
Mais adiantou Francisco Fernandes que, na senda dos pilares da estratégia de Lisboa (económico, ambiental e social) a Madeira se vê instada a perseguir o modelo social europeu, investindo na educação e na formação, desenvolvendo uma política activa a favor do emprego qualificado e facilitando a transição para a economia do conhecimento.
Mais adiantou que seguindo a tendência hoje verificada em toda a Europa, é já notória a apetência dos jovens madeirenses e porto-santenses pelos cursos de natureza profissional e tecnológica.


30 milhões de euros na luz para Grupo RTP/RDP
O deputado do PSD Agostinho Gouveia, depois de se ter falado na Assembleia Legislativa da Madeira do Jornal da Madeira, com intervenções de alguns parlamentares acerca desta matéria, entendeu por bem questionar quanto gasta o Estado nos media RTP/RDP e na agência de notícias Lusa.
Deu uma dica e apontou que uma das fontes é directamente suportada pelos portugueses, que pagam nas facturas da luz 30 milhões de euros por ano com esse fim.


Sara André fala de lobby forte dos médicos
A deputada social democrata Sara André fez ontem uma intervenção depois do secretário regional dos Assuntos Sociais usar da palavra. Falou e foi incisiva com os médicos ao afirmar que os governos nacionais e regionais têm “estado reféns” desta classe que considera um lobby muito forte. Além disso, referiu que alguns tratam menos bem os doentes e que outros chegam atrasados aos seus compromissos.


RJM e outras rádios da região no ar com o Orçamento
A Rádio Jornal da Madeira, em simultâneo com as rádios Calheta, Porto Moniz, São Vicente, Santana e Porto Santo, transmite hoje, a partir das nove horas, o último dia do debate do Plano e Orçamento Regional para 2011 que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.
A apresentação dos documentos está a ser feita desde terça-feira.



Paulo Alexandre Camacho

Sem comentários:

Enviar um comentário