quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

JM e JSD-Madeira- JSD- Associativismo 18-09-2010

Jornal da Madeira / Região / 2010-09-19



Social-Democrata Sara André falou do seu percurso
Jovens devem apostar no associativismo


A JSD/Madeira promoveu ontem uma conferência sobre o “Associativismo Estudantil”, com a presença da líder da “jota” laranja, Vânia Jesus, e com uma sua antecessora, Sara André, que falou da sua experiência enquanto jovem ligada a várias associações.
A social-democrata defendeu a importância dos estudantes participarem activamente nas Associações Estudantis para a valorização pessoal, social e até profissional. A participação activa, a este nível, «valoriza também o currículo. Quando há uma grande competição do ponto de vista laboral, o que diferencia um jovem no acesso a um emprego é, muitas vezes, o que ele tem no seu currículo», transmitiu Sara André aos jovens presentes na iniciativa promovida pela JSD. Sublinhou ainda que a participação do jovem «em associações não só de carácter estudantil como de outras de âmbito social, afigura-se hoje em dia de enorme importância para se fazer a diferenciação de para quem quem aceder ao mundo do trabalho».
Mas, este não deve ser o único motivo para o ingresso ao associativismo, sublinhou. «Os jovens devem ter presente que o principal objectivo é responder e tentar defender os interesses de quem estão a representar, de terem um percurso isento, honesto e baseado em valores muito fortes».
Sara André defendeu ainda a necessidade de sensibilizar os pais para o contributo que o associativismo estudantil pode ter na vida dos filhos. Isso porque, os encarregados de educação devem ser consciencializados para as «mais-valias» inerentes ao facto dos filhos estarem integrados em associações ou movimentos cívicos.

Paula Abreu


18 Set 10
ASSOCIATIVISMO ESTUDANTIL EM DEBATE NA JSD MADEIRA




A JSD Madeira e a Coordenação Regional dos Estudantes Social-Democratas organizaram neste Sábado, na Sede Regional da JSD Madeira, um debate sobre a temática do “Associativismo Estudantil”, que contou com a participação da Dra. Sara André, antiga dirigente da JSD Madeira. Contou com a participação de muitos jovens que participaram activamente neste debate, que incidiu sobre a importância da intervenção activa dos estudantes, como garante da voz da juventude, nas comunidades escolares onde se inserem, abordando os procedimentos necessários para a constituição de associações de estudantes e a sua dinâmica no seio escolar.



Ficaram igualmente recordados momentos de luta e conquistas que as Associações de Estudantes sempre proporcionaram.



A JSD Madeira sempre defenderá a consciencialização de todos os jovens para a importância do movimento associativo estudantil, e não só, para a valorização pessoal dos jovens mas essencialmente para o envolvimento de todos os jovens no traçar de objectivos dos seus estabelecimentos de ensino e no rumo do Sistema de Ensino no país.



JSD Madeira, a tua Educação, uma prioridade!

publicado por JSDMADEIRA às 13:58
link do post | comentar
adicionar aos favoritos

Sem comentários:

Enviar um comentário