quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

receita- Massa Italiana- JM

Jornal da Madeira / Região / 2008-07-13



GOSTO DE VERÃO
Um prato moderno de inspiração italiana

Sara André apresenta-nos um prato gratinado de massa com frango. Assim, de uma forma resumida, trata-se de um prato simples e rápido, muito útil para quem tem pouco tempo para cozinhar. A receita, claro, pode ser sempre alterada.


Desafiámos Sara André, deputada do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira e directora regional da Fundação Portuguesa da Juventude, a confeccionar um prato. Por mais simples que possa parecer, nem sempre é fácil cozinhar. Ainda por cima com um jornalista e um repórter fotográfico por perto. Mas nada disso intimidou a jovem parlamentar. O resultado final foi bom. Mesmo para os mais exigentes, julgamos nós...
Passava pouco das 12h30. Sara André avisou-nos que o prato — inspirado numa massa italiana adaptada a seu gosto — levaria uns 20 a 30 minutos. E, de facto, não andou muito longe disso, se tirarmos os apartes e as explicações que foi dando à medida que preparava os ingredientes para o almoço. Trata-se de uma receita para quatro a cinco pessoas.
Num tacho temperado algum tempo antes, está o frango, com o alho, vinho branco, louro e um pouco de caril, que vai a fritar em margarina, enquanto, num outro tacho, é cozida a massa com sal, segurelha, azeite e um pouco de orégãos.
Depois de alourado o frango, ele é colocado numa travessa alta. Na mesma gordura que fica na frigideira, colocam-se os cogumelos e deixamo-los a cozer um bocado. Retira-se do lume a frigideira e junta-se as natas, para não queimar. Junta-se depois o frango que vai ao lume apenas por alguns instantes. Entretanto, o forno deve estar já a aquecer.
A massa, logo que esteja cozida deve ser escorrida e passada por água fria. Depois, numa panela, voltamos a fritar tudo, a massa, com o frango, os cogumelos, as natas e a salsa picada finamente, em azeite ou margarina com alho picado. Uma operação muito rápida, com o cuidado necessário para não pegar no fundo do tacho.
Depois, deitamos tudo numa travessa que irá posteriormente ao forno e à mesa. Por isso, um pirex será, talvez, o ideal. E foi o que Sara André fez. Por cima espalhou o queijo ralado e levou ao forno, já aquecido, para gratinar. Com o forno na casa dos 150º (mais coisa menos coisa), esta última operação foi relativamente rápida, entre cinco a 10 minutos. Retirado do forno, por cima da massa, é colocado um raminho de hortelã. E, como dizem os franceses, “voilá”... Simples e gostoso. O vinho tinto acompanha bem, mas uma água mineral sem gás também não fica mal. Um chá de ervas, no final, é como a cereja no cimo do bolo.


Massa Gratinada

Ingredientes:

500g de Fusilli Tricolore (massa de parafuso)
dois peitos de frango cortados aos bocados
Segurelha (um raminho)
orégãos
louro
salsa
Azeite
Caril
Sal
vinho branco
alho
200g de cogumelos
1 pacote de natas
1 pacote de 200g de Queijo Emmental (ralado)
um raminho de hortelã





Marsílio Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário